PROFESSIONAL ORGANIZER

CURSO “PROFESSIONAL HOME ORGANIZER”
06/02/2019
TRABALHAR EM CASA E SER PRODUTIVO
23/09/2019
Mostrar tudo

O Profissional

Personal  Organizer  (ou Profissional de Organização),  professional organizer,  consultor de organização, organizador profissional),  não importa, esse profissional  veio para revolucionar a sua vida!  É um profissional certificado, especializado em trazer soluções práticas para o dia a dia das pessoas em casas ou empresas.

Onde Atua?

Este profissional pode atuar em diferentes nichos, tanto em organização residencial como em organização corporativa, no entanto,  o   Personal  Organizer  pode atuar (na organização) no que for necessário para os seus clientes, pois, lidam com pessoas e dificuldades reais, que na maioria das vezes não consegue iniciar uma mudança de hábito ou de atitudes sem uma consultoria.

Os Organizadores Profissionais Atuam em Áreas Diversas:

  • Organização de espaços residenciais ou empresas;
  • Mudanças residenciais e mudanças de escritórios;
  • Organização de espaços para pessoas com necessidades especiais;
  • Treinamento de funcionárias domésticas;
  • Organização de viagens e organização de malas;
  • Organização da rotina (limpeza, estudos, agenda, etc);
  • Organização de pequenas recepções;
  • Organização Baby (recém nascidos);
  • Assessoria a expatriados (pessoas que vem de outros estados ou países à trabalho) ;
  • Organização para noivos e recém-casados;
  • Organização pós-luto;
  • Consultoria;
  • Workshops;
  • Cursos;

Como Surgiu a Profissão? 

Tudo começou numa sala de estar em Los Angeles em 1983,  quando um pequeno  grupo de mulheres  Bewerly  Clower, Stephanie CulpAnn GambrellMaxine Ordesk Jeannedecidiram oferecer serviços de   organização,  e se reuníramnuíram  para trocar ideias.  Como pioneiras, resolveram compartilhar os seus conhecimentos.   Em 1984,  com o crescimento do projeto,  nomearam o grupo como APO (Associação de Organizadores Profissionais).   Em 1985, agora com 16 membros, formalizaram a associação,  elegeram 6 membros diretores e determinaram as taxas para associados.

O Crescimento

Com o crescimento da associação a APO transformou-se em janeiro de 1986 na National Association Of Professional Organizers (NAPO).  NAPO conta hoje com cerca de 4.000 membros e é reconhecida mundialmente como uma autoridade em Profissionais em organização. Atualmente a profissão ou atividade não é regulamentada.

No Brasil

No Brasil a atividade chegou por volta do ano de 2004,  e até hoje não é uma profissão reconhecida nem regulamentada. Por este motivo,  não há qualquer órgão que regule os cursos de formação.  Não há universidades para formar  um  Personal Organizer, os cursos são livres e não se pede nenhuma formação anterior obrigatória.

Em 2014 surgiu no Brasil a “ANPOP — Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade”, atua no fortalecimento da profissão, promove os profissionais de organização e dar credibilidade a esse segmento para a economia do país.  Essa atividade está em constante crescimento em várias partes ao redor do mundo, as pessoas cada vez mais estão sem tempo e acabam por acumular os seus pertences por onde andam. Isso causa um stress mental (de não achar às suas coisas), um stress financeiro (comprar coisas repetidas e sem necessidade) e um stress ambiental (consumismo e poluição ambiental por produtos tóxicos e geração de mais lixo).

Em Portugal

No início de 2017, surgiu em Portugal a “APOP— Associação Portuguesa de Organizadores Profissionais”, apoia os sócios,  disponibilizando o acesso à ferramentas, recursos e atualizações referentes à profissão, com o objetivo de os capacitar no desenvolvimento dos seus projetos. É também  a missão da APOP  desenvolver e dar a conhecer a profissão dos Organizadores Profissionais em Portugal.

Outras Associações Pelo Mundo:

O Que Faz Um Personal Organizer?

O trabalho de  um   Personal   Organizer, não é apenas organizar, mas também  promover uma reflexão  sobre o comportamento das pessoas,  para promover  “hábitos saudáveis” através da organização.  São profissionais que ajudam as pessoas a se organizarem melhor. Organiza espaços e rotinas, através de “métodos e planeamento de organização”, específicos e personalizados.  Capaz de enxergar e criar soluções que auxilia na otimização de tempo para desenvolvimento e maior qualidade de vida. Ajuda os desorganizados e também os organizados, otimizando o seu tempo e criando alternativas para melhorar a sua rotina e produtividade.  Em resumo, o  Personal Organizer, vai até à residência do cliente para ajudá-lo a contornar a desordem da casa, começar do zero a implementar soluções e sistema de organização padronizados, treinando todos os membros da casa a se adaptarem ao novo conceito.  Este profissional irá ajudar a organizar, o seu closet, a sua cozinha, o seu home office ou qualquer cómodo da casa que for necessário.  Além de organizar espaços específicos da casa,  irá organizar uma rotina, que tornará as tarefas da casa e da sua vida mais eficaz e produtivas, isso o ajudará a manter toda a sua casa mais ordenada.

Quanto Custa Contratar Um Personal Organizer?

A prestação de serviços de organização, pode ser cobrado de duas maneiras: por/hora ou por/projeto.

Cada profissional tem a sua maneira de cobrar pelos seus serviços, alguns fazem pacotesde horas.

Por projeto: O profissional vai à casa do cliente e estima as horas trabalhadas,  faz um orçamento do projeto para a casa inteira, ou seja, o projeto é fechado com aquele valor.

Fazem também projetos  por  comodos:  Caso você queira contratar um profissional para organizar o seu closet ou cozinha, pode ser que ele cobre pelo trabalho, um valor fechado.

QUAL O VALOR QUE UM PROFISSIONAL COBRA POR UM SERVIÇO DE ORGANIZAÇÃO?

Depende de profissional para profissional e/ou de empresa para empresa.  O preço médio da hora deste profissional considerando pesquisa feita em março de 2019  (No Brasil,R$ 80,00 e R$ 200,00 por hora).  Em Portugal 15,00€ 25,00€ por hora);

Mesmo cobrando por projeto,  alguns profissionais já sabem o tempo médio que levam para organizar cada espaço,  com certeza ele irá solicitar uma Visita de Avaliação  na sua casa ou empresa,  a fim de verificar o espaço e conhecer a rotina do local.  Neste caso, ele irá estimar um tempo de trabalho e passar um valor  fechado do projeto.  Se o personal organizer,  durante a visita calcular que irá levar 2 horas para organizar o seu closet por exemplo, ele vai cobrar entre R$ 160,00 e R$ 400,00  pelo serviço.

A Profissão

A profissão do  personal  organizer ainda não é reconhecida, nem regulamentada no Brasil.  Apesar de ser uma profissão que cresce bastante por conta da procura e da utilidade do serviço prestado, ainda aguarda a regulamentação por parte de deputados no Congresso Nacional do Brasileiro.

ONDE ENCONTRO CONTÉUDOS SOBRE O ASSUNTO?

Existe no mercado, diversos livros publicados sobre a profissão, como é a rotina de um profissional, às técnicas mais utilizadas em residências e escritórios, entre outros.

.

.

.

.

Fontes de pesquisa:  Wikipedia, Napo, Anpop, Apop, Guia de mudanças;

Glicínia Jorge Araújo
Glicínia Jorge Araújo
Consultora de Organização, usa os seus conhecimentos adquiridos para ajudar pessoas a descobrirem que através da organização a vida pode se tornar mais simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *