Professional Organizer

Capa_post_site_050219
Curso “Home Organizer”
06/02/2019
Home_office
Trabalhar em Casa e Ser Produtivo
23/09/2019
Mostrar tudo
Personal_Organizer

Personal Organizer (ou Profissional de Organização, professional organizer, consultor de organização, organizador profissional), não importa, esse profissional veio para revolucionar a sua vida. É um profissional certificado, especializado em trazer soluções práticas para o dia a dia das pessoas em casas ou empresas.

ONDE ATUA?

Este profissional pode atuar em diferentes nichos, tanto em organização residencial como em organização corporativa, no entanto, o/ou aPersonal Organizer pode atuar (na organização) no que for necessário para os seus clientes, pois, lidam com pessoas e dificuldades reais, que na maioria das vezes não consegue iniciar uma mudança de hábito ou de atitudes sem uma consultoria.

OS ORGANIZADORES PROFISSIONAIS ATUAM ÁREAS DIVERSAS:

  • Organização de espaços residenciais ou empresas;
  • Mudanças residenciais e mudanças de escritórios;
  • Organização de espaços para pessoas com necessidades especiais;
  • Treinamento de funcionárias domésticas;
  • Organização de viagens e organização de malas;
  • Organização da rotina (limpeza, estudos, agenda, etc);
  • Organização de pequenas recepções;
  • Organização Baby (recém nascidos);
  • Assessoria a expatriados (pessoas que vem de outros estados ou países à trabalho) ;
  • Organização para noivos e recém-casados;
  • Organização pós-luto;
  • Consultoria;
  • Workshops;
  • Cursos;

COMO SURGIU A PROFISSÃO?

Tudo começou numa sala de estar em Los Angeles em 1993, quando um pequeno grupo de mulheres Bewerly Clower, StephanieCulpAnn GambrellMaxine Ordesk Jeanne, decidiram oferecer serviços de o rganização, e se renuíram para trocar ideias. Como pioneiras, resolveram compartilhar os seus conhecimentos. Em 1984, com o crescimento do projeto, nomearam o grupo como APO (Associação de Organizadores Profissionais). Em 1985, agora com 16 membros, formalizaram a associação, elegeram 6 membros diretores e determinaram as taxas para associados.

Com o crescimento da associação a APO transformou-se em janeiro de 1986 na National Association Of Professional Organizers (NAPO). NAPO conta hoje com cerca de 4.000 membros e é reconhecida mundialmente como uma autoridade em Profissionais em organização. Atualmente a profissão ou atividade não é regulamentada.

No Brasil a atividade chegou por volta do ano de 2004, e até hoje não é uma profissão reconhecida nem regulamentada. Por este motivo não, há qualquer órgão que regule os cursos de formação. Não há universidades para formar Personal Organizer, os cursos são livres e não se pede nenhuma formação anterior obrigatória.
Em 2014 surgiu no Brasil a “ANPOP — Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade”, atua no fortalecimento da profissão, promove os profissionais de organização e dar credibilidade a esse segmento para a economia do país. Essa atividade está em constante crescimento em várias partes ao redor do mundo, as pessoas cada vez mais estão sem tempo e acabam por acumular os seus pertences por onde andam. Isso causa um stress mental (de não achar as suas coisas), um stress financeiro (comprar coisas repetidas e sem necessidade) e um stress ambiental (consumismo e poluição ambiental por produtos tóxicos e geração de mais lixo).
No início de 2017, surgiu em Portugal a “APOP— Associação Portuguesa de Organizadores Profissionais”, apoia os sócios disponibilizando o acesso à ferramentas, recursos e atualizações referentes à profissão, com o objetivo de os capacitar no desenvolvimento dos seus projetos. É também missão da APOP desenvolver e dar a conhecer a profissão dos Organizadores Profissionais e Portugal. Os Organizadores Profissionais atuam em diversas áreas tais como:

 

OUTRAS ASSOCIAÇÕES PELO MUNDO:

O QUE FAZ UM PERSONAL ORGANIZER?

O trabalho de um Personal Organizer, não é apenas organizar, mas também promover uma reflexão sobre o comportamento das pessoas, para promover hábitos saudáveis através da organização. São profissionais que ajudam as pessoas a se organizarem melhor. Organiza espaços e rotinas, através de métodos e planeamento de organização específico e personalizados. Capaz de enxergar e criar soluções que auxilia na otimização de tempo para desenvolvimento e maior qualidade de vida. Ajuda os desorganizados e também os organizados, otimizando o seu tempo e criando alternativas para melhorar a sua rotina e produtividade. Em resumo, o Personal Organizer, vai até à residência do cliente para ajudá-lo a contornar a desordem da casa, começar do zero a implementar soluções e sistema de organização padronizados, treinando todos os membros da casa a se adaptarem ao novo conceito. Este profissional irá ajudar a organizar, o seu closet, a sua cozinha, o seu home office ou qualquer cómodo da casa que for necessário. Além de organizar espaços específicos da casa, irá organizar uma rotina, que tornará as tarefas da casa e da sua vida mais eficaz e produtivas, isso o ajudará a manter toda a sua casa mais ordenada.

QUANTO CUSTA UM PERSONAL ORGANIZER?

A prestação de serviços de organização, pode ser cobrado de duas maneiras: por/hora ou por/projeto.

Cada profissional tem a sua maneira de cobrar pelos seus serviços, alguns fazem pacote de horas.

Por projeto: O profissional vai à casa do cliente e estima as horas trabalhadas,  faz um orçamento do projeto para a casa inteira, ou seja, o projeto é fechado com aquele valor.

Fazem também projetos por comodos: Caso você queira contratar um profissional para organizar o seu closet ou cozinha, pode ser que ele cobre pelo trabalho, um valor fechado.

 

QUAL O VALOR QUE UM PROFISSIONAL COBRA POR UM SERVIÇO DE ORGANIZAÇÃO?

Depende de profissional para profissional e/ou de empresa para empresa. O preço médio da hora deste profissional considerando pesquisa feita em março de 2019 está, (No Brasil,R$ 80,00 e R$ 200,00 por hora). Em Portugal 15,00€ 25,00€por hora);

Mesmo cobrando por projeto alguns profissionais já sabem o tempo médio que eles levam para organizar cada espaço, e com certeza ele irá solicitar uma visita de avaliação na sua casa ou empresa, a fim de verificar o espaço e conhecer a rotina do local. Neste caso, ele irá projetar um tempo de trabalho e passar o valor fechado do projeto. Se o personal organizer durante a visita calcular que irá levar 2 horas para organizar o seu closet por exemplo, ele vai cobrar entre R$ 160,00 e R$ 400,00 pelo serviço.

A PROFISSÃO

A profissão do personal organizer ainda não é reconhecida, nem regulamentada no Brasil. Apesar de ser uma profissão que cresce bastante por conta da procura e da utilidade do serviço prestado, ainda aguarda a regulamentação por parte dos nossos deputados no congresso nacional do Brasileiro.

ONDE ENCONTRO CONTÉUDOS SOBRE O ASSUNTO?

Existe no mercado, diversos livros publicados sobre a profissão, como é a rotina de um profissional, as técnicas mais utilizadas em residências e escritórios, entre outros.

.

.

.

.

.

Fontes de pesquisa:  Wikipedia, Napo, Anpop, Apop, Guia de mudanças;

Glicínia Jorge Araújo
Glicínia Jorge Araújo
Consultora de Organização, usa os seus conhecimentos adquiridos para ajudar pessoas a descobrirem que através da organização a vida pode se tornar mais simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *