Num espaço residencial há vários factores a serem considerados: a decoração, a organização e a harmonia do ambiente.
Torna-se muito mais fácil decorar e organizar uma casa sem muitas tralhas. Antes de iniciar o projecto de decoração é necessário organizar!
Acomodar de maneira funcional os objectos da casa deve ser considerado como uma sincronia entre decoração e organização.
Mobilar uma casa é sem dúvida, um dos aspectos mais importantes para criar um espaço que transmita quem somos, nosso estilo e a nossa identidade.
O básico da decoração em planear bem os ambientes, para que se tornem aconchegantes, e visualmente bonitos, seguindo principalmente os critérios: do acesso, iluminação, cores, e se tratando de ordenar os objectos o mobiliário deve ser pensado e projectado na prática da funcionalidade da organização como no armazenamento dos materiais isso conta muito.
Portanto, antes da escolha do mobiliário, meça o espaço, observe a circulação de pessoas que irão usar aquele ambiente e pense que a decoração e a organização andam juntas: o que pode ser bonito, pode não ser funcional, o que é estético pode não ser lógico, o subjectivo, pode não ser racional, a solução impessoal, pode não ser a solução personalizada, a solução volúvel pode não ser a permanente. Estes critérios são essenciais para organização e deve ser vista através desse ponto vista: funcional, lógico, racional, solução personalizada e a metodologia.
Ao longo de nossas vidas, acumulamos coisas, tornando difícil o gerenciamento de todas elas, libertar é o passo principal. Para isto precisamos tomar decisões acertadas para ficar livre das tralhas no ambiente onde vivemos.
Ao usufruir destes espaços quando se trata de organizar um ambiente, precisamos entender a diferença entre “organização e arrumação”, que são duas coisas bem distintas.
“Arrumar” significa arranjar, pôr em ordem, e “organizar” significa: dispor para funcionar, estabelecer com base.
A organização é muito mais que arrumação, é uma forma de estar, é um método, disciplina, e sobre tudo atitude. “Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar”. Quando você resolve de fato organizar a sua casa, lembre-se destas diferenças.
Para organizar é preciso seguir uma sequência lógica, e antes de começar observe algumas variáveis tais como: frequência de uso, tamanho, cores, tipo, etc.
O processo para iniciar a organização de um espaço é seguido por:
1- Planeamento
2- Destralhar
3- Limpeza
4- Categorização
5- Identificação
6- Manutenção
A organização é viver em harmonia, simplificar o dia-a-dia, consequentemente obtendo mais tempo, satisfação e bem-estar!
Abraços e boas organizações!!!